Vídeos

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Memorização P/ Direito I (Transformando números em Imagens)



 Já ouviram aquele antigo ditado que diz: uma imagem, vale mais que mil palavras, pois é, essa é a dica de hoje,qualquer livro de memorização que você ler, verá o que eu to falando. Importante! para esse post será necessário que você tenha lido os posts anteriores.


Então a 1° dica é : transforme números em imagens, pois os números são imagens abstratas, difíceis de se memorizar. Ai vem uma pergunta: como posso utilizar essa técnica no direito? De infinitas formas, uma dessas formas é a 2° dica.

2° dica: hoje vamos transforma frações, 1/3, 2/3 e 1/6 em imagens, dessa forma ficará fácil memorizar as diminuições e aumentos das penas no Código Penal.

3° dica: associe as imagens criadas com as palavras de fixação do alfabeto fonético, para associar com os artigos.

Exemplo: Art.21. “O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí‑la de um sexto a um terço”.

Esse artigo fala sobre o erro sobre a ilicitude ou erro de proibição, e se inevitável isenta de pena e evitável, poderá diminui la de 1/6 a 1/3.  As frações marcadas de vermelho são abstratas e não conseguimos memoriza-las, por isso vou lhes ensinar o que faço para memorizar as mesmas; é fácil, eu transformo essas frações, em imagens relacionadas ao meu cotidiano, por exemplo, o 1/6 vira uma cesto de roupa suja como o que eu tenho em casa, e 1/3, um enorme terço da igreja católica, pronto agora você vai associar eles ao artigo correspondente, utilizando a palavras de fixação aprendidas nos posts anteriores.

Exemplo:  Eu imagino um holandês chamado (Neto) palavra de fixação que representa o 21, vindo ao Brasil pela primeira vez, ele ascende e começa a fumar um cigarro de maconha, pensando que é permitido tal conduta, um rapaz passa e avisa que é proibida a conduta, (Erro proibição evitável), porém ele não da muita importância e continua a fumar seu baseado, chega a policia algema ele e o coloca dentro de 1 cesto, com medo de ser preso, ele pega 1 terço enorme em seu bolso e começa a rezar. Agora é fácil, toda vez que você ouvir falar de erro sobre ilicitude do fato evitável, lembrará da historinha do Holandês chamado NeTo, que lembrara 21 e que ele foi colocado em 1 cesto e pegou 1 terço, ou seja, lembrará que a pena diminuirá de 1/6 a 1/3. Concluindo que o art 21 diminui a pena de 1/6 a 1/3.

Pronto, agora vocês possuem uma grande ferramenta em sua mãos, pode também memorizar erro de proibição inevitável,  que isenta de pena. Então vamos la, imagine o mesmo NeTo sentando em uma pena (sento) vai te lembrar isento, e depois relacione a um erro inevitável. Agora é vez de vocês, use a sua criatividade, e verás como é fácil memorizar o direito

Segue abaixo um imagem que eu fiz, para ajudar ainda mais os senhores.
Toda vez que estiverem com um aumento ou diminuição de pena, criem uma imagem como abaixo em suas mentes.
Dica: Quando mais absurda, exagerada e relacionada com você, mais fácil será memoriza-la. 


Para mais dicas:           


Canal do YouTube

14 comentários:

  1. cara muito bom...!!!! obrigado pelo post
    continue fazendo isso,, ajuda bastante a todos nós

    ResponderExcluir
  2. Parabéns quem tem imaginação pode criar maravilhas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente.. passando so pra dizer que oo blog é muito bom.. parabéns pela atitude... técnicas de memorização nunca são demais..

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Ola Junior, Você pode imaginar o tico e teco do desenho da Disney, pois terço tem a escrita e som parecido com teco. abraços

      Excluir