Vídeos

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Técnica de Revisão I - Memorização a longo prazo














Ola turma,
 
Retornando a escrever no blog, após uma longo período inerte. Pois bem, para alegria de todos e o futuro de aprovação em concurso, vou ensinar neste primeiro post de vários outros sobre o assunto, uma técnica de revisão que eu utilizo no meu cotidiano de estudo. Dedico aos vários leitores do blog que me enviaram um email pedindo que eu escreve-se sobre técnica de revisão, que eu tinha citado em um dos meus posts anteriores. QUERO APROVEITAR PARA AGRADECER A TODOS QUE ME ENVIAM EMAILS, AGRADECENDO, ELOGIANDO, TIRANDO DÚVIDA OU ATE MESMO CRITICANDO.  SEMPRE QUE ME SOBRA UM TEMPO, EU RESPONDO SUAS DÚVIDAS.


Aviso! Não vão esperando uma técnica milagrosa de revisão, é apenas uma técnica de revisão adaptada ao meu jeito, onde utilizo algumas técnicas de memorização e de estudo, para facilitar na hora de revisar, e como outras técnicas já citadas aqui no blog, exige dedicação!!! 

Deixamos de blá,blá,blá, e vamos ao que interessa !

Antes de explicar a técnica de revisão, trouxe este texto sobre a curva do esquecimento
A curva de esquecimento é uma teoria concebida pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus em 1885. Ela representa de maneira prática a habilidade de nossa mente em armazenar uma informação recém-obtida. Através de diversos experimentos, Ebbinghaus conseguiu medir a dinâmica do tempo em nossa memória. Confira:

Nossa memória se inicia do marco zero, um ponto em que não sabemos nada ou pouco sobre determinado tema (representado pelo marco zero no gráfico). 
 Logo depois, vemos o que chamamos de “ápice do conhecimento” (promovido geralmente após cerca de duas horas de estudo). Nesta fase iniciamos o processo de esquecimento da coisa compreendida.

Após 24 horas (dia 2) a fixação do tema é reduzida. Após 30 dias, o volume de informação armazenada é na casa dos 2 a 3%. 

No exemplo da figura, podemos ver uma série de revisões, dentro do intervalo de 1 dia, outra após 7 dias e uma outra após 30 dias. 

O que essa técnica nos diz é que não basta estudar visando retomar o mesmo tema em dia sucessivos. É necessário criarmos pausas de no mínimo 24 horas antes de iniciarmos uma nova revisão. Sucessivamente, depois de 7 dias passados do estudo, é preciso realizar mais uma revisão. Segundo o autor, uma última revisão deverá ser feita ao final de 30 dias após o estudo.
É importante considerar o tempo de cada revisão: Para a primeira revisão, não mais que 10 minutos de tempo para cada hora estudada. Já para a segunda revisão, após 7 dias, 5 minutos são suficientes. Após 30 dias, na última revisão, de 2 a 4 minutos serão ideais.
Vale lembrar que cada revisão não deve ser abordada como um novo estudo, caso contrário a prática se torna exaustiva e improdutiva..


Vale lembrar que cada revisão não deve ser abordada como um novo estudo, caso contrário a prática se torna exaustiva e improdutiva. 

Até aqui vocês não viram nada de diferente das outras técnicas de revisão, a maioria de vocês já devem te visto falar da Curva do esquecimento em livros ou na internet, algo sobre o assunto.  

Agora vou ensinar a vocês, como eu adapto as informações da curva do esquecimento a minha rotina de estudo, usando técnicas de estudo e memorização na hora da revisão.

Primeiro eu estudo em etapas, uso o pomodoro, técnica esta já ensinada aqui no blog, e a cada 30 minutos eu descanso 5 min,  isso faz que o estudo fique menos cansativo.

Eu gosto de estudar uma matéria por dia, se tenho 2 horas livres de estudo, vou estudar 2 horas de uma mesma matéria. Dividindo em 4 pomodoros de 30 minutos.
Dessas 2 horas de estudo, eu faço resumos retirando palavras ou conjuntos de palavras que me façam recorda toda matéria estudada (Palavra chave). Vamos então a técnica de revisão: 
No dia posterior (24 hs), eu gasto em media 10 minutos revisando a matéria estudada no dia anterior, antes de iniciar a uma nova matéria.
      
 Depois disso, eu sou vou rever novamente esse resumo 1 semana após ao dia que fiz o resumo,  depois vou rever o resumo 1 mês e depois 6 meses após o dia que fiz o resumo. 

Esquema abaixo  para entender melhor:
Resumo estudo dia x ----> revisão 24 hs depois dia x ----> revisão 1 semana após dia X ----> revisão 1 mês ---->  revisão 6 meses depois dia x ---->  Revisão de todos resumos, próximo da prova. 

Faço isso, com todos outro dias em que estudo. Vai chegar dia que vocês vão fazer revisões de 1 dia, 1 semana e 1 mês de resumos diferente, no mesmo dia. Agora vocês podem estar se perguntando, como eu faço para saber que dia vou ter fazer as revisões. Simples é só criar uma planilha de controle de estudo. Se não sabe criar, não se preocupe, que postarei ela em um post posterior.

Dica importante! Meu resumos não são resumos qualquer, uso técnicas de memorização para faze-los. Ensinarei a fazer resumos usando técnicas de memorização em post posteriores. Aguardem, vem muita coisa boa ai.

Galera, espero que tenham compreendido, qualquer duvida é só enviar um email, que estarei respondendo assim que possível.

 Grato,   

Para mais dicas:           


Canal do YouTube





29 comentários:

  1. Por favor continue com as pastagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, pode deixar que continuarei com as postagens. Pois igual a sua mensagem, recebo outras por email, para que continue com o blog. Semana que vem, postarei um email dando continuidade a este post.

      Grato,
      Malvi

      Excluir
  2. Estou a Espera da Continuação, ótimo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pelo incentivo e elogio. Acabei de postar a continuação. Espero sua opinião e sugestão para nossos próximos posts. abraços

      Excluir
  3. Olá,

    já ouvi dizer muito sobre metodos para fazer resumos e principalmente a tão falada "palavra chave" que se refere a uma palavra ou um trecho que irá ajudar a lembrar do conteudo, correto?

    Eis minha dificuldade. Como saber qual palavra é essa? Como saber que o trecho tal irá me trazer de volta as memórias de tudo o que estudei? Tenho uma grande dificuldade em grifas ˜partes importantes˜ de um texto simplesmente por não saber seleciona-las. E quando tenho ler meu proprio resumo, acabo não associando a palavra com o que eu gostaria de lembrar.

    Alguma dica quanto a isso?

    Obrigado e parabens pelo blog. A forma como você escreve é otima, torna a leitura leve e acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, Obrigado pelo elogio.
      Palavra chave é aquela que te faz lembrar todo o contexto estudado. A forma de encontra-la é muito subjetiva,depende de cada um. Acho que você ira melhorar neste aspecto, com a pratica constante. abraços

      Excluir
  4. Eh legal ver que existem memorizadores pelo mundo haha me sentia solitário, um anormal.

    ResponderExcluir
  5. Eh legal ver que existem memorizadores pelo mundo haha me sentia solitário, um anormal.

    ResponderExcluir
  6. Eh legal ver que existem memorizadores pelo mundo haha me sentia solitário, um anormal.

    ResponderExcluir
  7. Excelente!! Parabéns e obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  8. Bom texto. Faltou postar a planilha. :(

    ResponderExcluir
  9. Meu primeiro contato com técnicas de memorização foi através de um curso power memory,quando apresentei o método de loci,seguido de associações no fórum concurseiros,fui motivo de chacota.Com essa técnica consegui resultados brilhantes.Nunca a abandonei,na verdade fiz adaptações a ela que funcionaram muito bem.Todo esse trabalho exige paciência,criatividade para codificar e decodificar,bem como a identificação do gancho correto para relembrar.Então,por exemplo,se quero lembrar do conceito de Taxa,eu me lembro no palácio que criei para Direito Tributário de Sacha,filha de Xuxa,dentro de um saco de ração...Isso me faz lembrar:Será cobrada a taxa(Sacha) em razão(ração)..logo o resto do texto aparece automaticamente.O melhor é que você aprende se divertindo.Hoje não há nada que eu não consiga memorizar e utilizo a técnica em todas as áreas de estudo.Para ao clube da memória e seus seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e parabéns pela iniciativa de tornar seu estudos mais fáceis.

      Excluir
  10. Boa noite. Quando você vai fazer o post sobre planilha de controle? Para a pessoa saber quando estudar qual resumo e tal.. Por favor, me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Samantha, vou so melhorar a planilha e assim tiver pronta vou postar no blog. abraços

      Excluir
  11. Olá,

    É realmente possível a gente conseguir revisar determinado conteúdo de seis em seis meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, será revisões de 24 horas, 7 dias, 1 mês e depois 6 meses. Com a pratica de fazer revisões será mais fácil. Vai depender muito de suas anotações do conteúdo mais importante de cada assunto. Siga minha dica e vai adaptando ao seu jeito. Teste o que vai dar mais certo para você. ABraços

      Excluir
  12. Parabéns pelo site: muito útil. Não encontrei a planilha de controle para revisão em dias específicos, vc postou?

    ResponderExcluir
  13. Oi boa noite. A partir de hoje sou seguidora do Clube da Memória. Inclusive quero ver a planilha de controle que você falou no blog, ela vai me ajudar bastante nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo artigo, Clube da Memória! Além destes intervalos, há prazos que levam em conta o nível de dificuldade que o estudante apresenta naquele assunto específico, você conhece? É interessante porque isso potencializa ainda mais o aprendizado. Quanto mais difícil o assunto, maior o prazo. Quanto mais fácil, menor o prazo. Isso é fundamental para personalizar o estudo. Já que cada estudante tem níveis de dificuldade diferentes, o prazo não pode ser padrão. O seu texto é excelente, parabéns clube da memória. Estamos à disposição para quem quiser conversar sobre métodos de estudo. Temos um ebook que fala sobre os prazos personalizados de revisão espaçada. Se quiser ler, é possível baixar gratuitamente em ebook.smartyze.com. Teremos o prazer de nos comunicar com você, Clube da Memória, caso precise de qualquer coisa :)

    ResponderExcluir