Olá Turma,
Neste post, estarei dando continuidade a Técnica de revisão que iniciei no post anterior. Como falado antes, na hora de fazer os resumo utilizo duas ferramentas (técnicas) para revisar minhas anotações das matérias já estudadas. Uma dessas técnicas são os mapas mentais.
Mapa mental: é uma técnica de organização do pensamento criada pelo inglês Tony Buzan na década de 70. Professores sugerem a prática como ferramenta de estudo, pois ela ajuda a hierarquizar as informações e é ideal para quem precisa memorizar uma grande quantidade de conteúdos
Agora depois desta pequena explanação sobre os mapas mentais, ensinarei como você pode fazer seus próprios mapas.
1° dica: Cores. Os Mapas Mentais devem ser coloridos, pois as cores ajudam a fixar melhor o conteúdo na memória.
2° dica: Palavra-chave. Usar apenas palavras chaves, pois o ideal seria aprender o conteúdo, e usar apenas das palavras mais importantes para relembra-lo. Fazer mapas mentais de todo conteúdo, ficaria muito extenso.
3° dica: Letras Maiores. Utilizar letras grandes na hora de escrever as palavras-chaves, pois letras pequenas forçam a visão, dificultando a leitura.
4° dica: Escrever a parti do centro. Escritas lineares são monótonas e têm um baixo poder de fixação dos conhecimentos, além de não usarem o mais potente do universo: o Visual.
5° dica: Usar Imagens: Esta eu acredito que seja a dica mais importante, pois a utilização de imagens é que faz fixar as palavras chaves (assunto) na memoria. Os desenhos não podem substituir as informações escritas e, sim, somar a força da evocação junto com elas. Não precisa ser desenhista para fazer os mapas mentais.
6° dica: Abreviaturas. A maioria das palavras podem ser lidas usando apenas seu começo. exemplo: Constituição Federal (CF), facilitando e economizando espaço no seu mapa mental.
Assim terminamos com as dicas de como criar seu próprio mapa mental. Agora vou utilizar de exemplos para mostrar como é fácil criar um mapa mental.
Anterioridade da Lei
Art. 1º - "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal".
No exemplo acima, usando o power point, eu fiz um mapa mental do art. 1° do Código Penal, reparem que eu usei as dicas acima expostas. Usei de imagens que nos remetem as palavras, facilitando a memorização, porque somos em maioria, visuais.
No entanto, podemos criar os mapas mentais utilizando de canetas coloridas e folha de papel A4, lembrando de sempre utilizar as dicas que eu ja ensinei neste post. Vamos ao exemplo,
Art. 108. Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente, na ordem indicada:
I - a analogia;
II - os princípios gerais de direito tributário;
III - os princípios gerais de direito público;
IV - a eqüidade
Exemplo retirado do site: Berinjela Juridica
Reparem que no mapa mental acima, alem de usar as dicas passadas aqui, houve ainda um resumo do artigo, selecionado apenas as palavras mais importantes (palavras chaves). Muito importante que na hora de fazer seus próprio mapas, selecione palavras chaves que lembre todo o conteúdo. Se você tem dificuldade de selecionar as palavras chaves, não se preocupe, que ensinarei em um post futuro.
Lembre-se de utilizar a criatividade na hora de confeccionar seu mapa mental, o absurdo ajuda a fixar as imagens na mente.
Agora é com vocês, coloquem o conteúdo ensinado aqui em pratica.
Ainda não acabou, no próximo post ensinarei uma nova técnica que ajuda na hora da revisão.
Galera deixem seu comentário, com sugestões de técnicas que vocês estão gostando e querem que eu continuo a postar. Seu comentário é muito importante e me motiva para continuar com as postagens.
Grato
Malvi
Excelente post!
ResponderExcluirobrigado
ExcluirEsta tecnica é muito boa...sugiro utilizar o software chamado XMind para construir mapas mentais. Abraço!
ResponderExcluirobrigado e abraços
ExcluirEssa técnica é sesacional auxiliada as outras técnicas.
ResponderExcluirsim, concordo com você. abraços
Excluirótimo blog, com dicas maravilhos
ResponderExcluirobrigado!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir