Vídeos

sábado, 8 de março de 2014

Memorização Concursos (Utilizando Alfabeto Fonético)


Olá Turma,

Sempre venho recebendo emails ou comentários de colegas do Clube da Memória, questionando como usar o Alfabeto Fonético, técnica esta ensinada em posts anteriores. Pois bem, devido a esta grande demanda de dúvidas sobre o assunto, resolvi criar um post ensinando como usar na prática o Alfabeto Fonético.

O Alfabeto Fonético serve para uma memorização organizada, sendo ideal para memorização de artigos de leis, pois você relaciona o numero do artigo, com a palavra formada com o alfabeto fonético. Para ficar mais fácil de entender, vamos a uma exemplo:  Digamos que você quer memorizar o art. 6° da Constituição Federal, que fala dos direitos sociais.
Obs: para este post, você deve ter aprendido o Alfabeto Fonético, ensinado em posts anteriores.
 
"Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição'"



No alfabeto fonético, o numero 6 é representado pela consoante S, que forma a palavra ASA. Pronto, agora e só relacionar o artigo da CF com a palavra ASA.  Agora vamos a memorização:
Imagine na sala da sua casa você todo de roupa social (social) com um livro de direito na mão (direito), e  tem uma grande ASA (palavra de fixação n° 6) nas costas. Pronto, com esta historia você já relaciona que o art. , CF, com os direito sociais.
 Para ficar mais fácil, criei uma imagem como exposta abaixo:

Relacionado o artigo com o seu respectivo assunto.  Agora vamos memorizar o texto do artigo :
 Você esta com suas asas na sala, de repente sua sala se transforma em uma biblioteca (educação), você começa a estudar por dias e acaba ficando doente, e vai parar no hospital (saúde),  você esta no hospital com muita fome e a enfermeira traz uma daquelas sopas sem gosto (alimentação), você não tem dinheiro para pagar o hospital e tem que trabalhar no hospital (trabalho), você consegue pagar o hospital e volta para sua casa (moradia), chegando na sua casa, você começa a brincar com seus amigos (lazer) , de repente aparece um segurança da empresa ao lado e briga com vocês (segurança),  você para de brincar e vai para um asilo levar a aposentadoria para os velhinhos (previdência social), quando você esta no asilo chega terroristas e começam a atirar para todos os lados, você pega um escudo e protege uma mulher que esta amamentando um bebe e seu filho pequeno, que ela esta segurando na mão (proteção a maternidade e infância), você sai do asilo e vê um mendigo barbudo e entrega um aparador para ele (assistência aos desamparados ).
Pronto, com esta historia boba você deve ter memorizado todo o artigo! Agora toda vez que te perguntarem quais são os direitos sociais previsto no artigo 6° da CF, você se lembrara da ASA, e lembrara da historinha que eu te ensinei acima.
Quem conseguiu memorizar todos os direitos sociais previstos no art. 6°, da CF, deixe um comentário. E quem não conseguir memorizar deixem também um comentário, que estarei assim que possível tirando suas duvidas.

Espero que tenham gostado.Qualquer duvida e só deixar um comentário  ou mandar uma email: clubememoria@gmail.com.br

Para mais dicas:           


Canal do YouTube




10 comentários:

  1. Ótima explicação, tirou minha dúvida. Agora é praticar! Parabéns pelo belo trabalho que vc desenvolve em seu blog. Ajuda muito nos estudos.

    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. OI gostaria de saber sobre esse curso de memorização online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Envie um email para clubememoria@gmai.com, que responderei sua pergunta.

      abraços

      Excluir
  3. Muito boa a história para memorizar...

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria de aprrnder mais sobre esse curso de mememorizaçao. Estudo a pouco tempo pra concurso

    ResponderExcluir
  5. Pois não é q funciona! Li a historia uma vez e memorizei os cenarios e as palavras chaves! Show!!

    ResponderExcluir
  6. Pena que pararam de atualizar o blog pois é muito bom!!!! Estou treinando as tecnicas para concurso quem quiser trocar ideias manda email pra mim tbm gabrielconsorcio@gmail.com

    ResponderExcluir