Vídeos

sábado, 3 de agosto de 2013

Memorização - Palácio das Memorias I




O Palácio da Memória Palácio da memória, jornada mental, loci... Existem várias formas de chamar essa técnica, é uma das técnicas de memória mais poderosas que conheço.

Não é apenas eficaz, mas também divertida de usar e fácil de aprender.

O Palácio da Memória tem sido usado desde a Roma antiga, e é responsável por alguns
feitos incríveis. O octa campeão mundial de memória Dominic O'Brien, por exemplo,
foi capaz de memorizar 54 baralhos( que são 2.808 cartas) em sequência , vendo cada
carta apenas uma vez. E há inúmeras outras realizações similares atribuídos a pessoas
que utilizam a técnica do Palácio ou variações dela.

Claro, a maioria de nós não está nem perto do nível em que Dominic se encontra Mas, ainda assim, essa técnica é maravilhosamente eficaz em todos os tipos de lembranças, como aprender um novo vocabulário, decorar um discurso, uma simples lista de supermercado ou ate mesmo
uma complexa listas de leis.




 O Palácio da Memória

O que é Palácio da memória?  Simples. É a sua casa. Ou a rua onde você mora. Ou mesmo um parque de diversão,  onde você ira utilizar esses palácios para memorizar  qualquer tipo de informação que lhe interessa, desde uma simples lista de compras ate uma complexa listas de leis.
Defini cinco etapas de maneira simples e resumida, para você construir seu próprio Palácio da Memória.
 
1° Etapa: Escolha o Seu palácio.
Na primeira etapa você deve criar seu palácio da memoria, você pode criar o seu palácio da maneira que quiser, mas sugiro que comece por um lugar conhecido. Como por exemplo seu quarto, a sala de sua casa, seu trabalho ou caminho que você faz para ir ao trabalho, imagine os detalhes e as particularidades, quanto mais detalhes, mais lugares para você guardar informações!
 
2° Etapa: Defina um rota.
 Aqui um ponto muito importante, a rota que você irá utilizar é a que vai facilitar o resgate da informação, ou seja, o ponto inicial e final de sua jornada mental, por exemplo: se o local que você escolheu para seu palácio, foi sua casa, você criará uma rota que poderá partir da porta da frente ate o quintal, esse será o trajeto que sempre ira percorrer em sua mente quando quiser lembrar algo.



3° Etapa: Identifique Locais Específicos.

Agora você precisa prestar atenção às características específicas do local escolhido.

Agora, vá em frente e ande mentalmente em torno do seu Palácio da Memória. Depois
de passar pela porta, o que está na primeira sala?
 
Analise metodicamente a sala (você pode definir um procedimento padrão, como
sempre olhando da esquerda ou para a direita, por exemplo). Qual é a próxima imagem
que chama a atenção? Pode ser a mesa central da sala de jantar, ou um retrato na parede.

Continue fazendo anotações mentais dessas imagens que você vê. Cada uma delas será um "slot de memória" que você vai utilizar mais tarde para armazenar um único pedaço de informação.

4° Etapa: Associação.

Agora que você é o mestre de seu palácio, é hora de colocá-lo em funcionamento.
Como a maioria dos sistemas para melhorar a memória, a técnica do Palácio da
Memória funciona com o uso de associações visuais. O processo é simples: você pega
um local conhecido do seu palácio da memória  - chamada de isca de memória - e combina com o elemento que você quer memorizar. Cada isca de memória é uma característica distinta do nosso
Palácio da Memória.

Digamos que seu palácio da memoria e sua casa e você quer memorizar uma lista de supermercado com 10 itens:  Pão, Chinelo, Pá, leite, macarrão, telefone, uva, quadro, banana e escova.

Mentalmente transporte-se para o seu Palácio da Memória. A primeira característica que
você vê em sua mente é a porta da frente da sua casa. Agora, de uma forma absurda, imagine um grande pão assassino, com dentes enormes querendo te comer, você tem que passar por ele  para entrar na sua casa, você sente o cheiro dele e da vontade de comê-lo, e você come o pão assassino ele é macio e saboroso. 

Agora abra a porta e continue caminhando, seguindo o roteiro exato que você definiu
anteriormente. Olhe para a próxima característica distintiva, e associe-o com o segundo
item a ser memorizado.  O próximo item da lista é chinelo e a segunda característica da casa é o sofá.  Imagine  que seu sofá tem grandes pés e esta usando uma grande chinelo,  ele é engraçado colorido , lembre-se de utilizar o "ASOE" ensinado em outro post, para melhorar na memorização dos itens.   .

 Bem, a essa altura você já sabe o que fazer...  Agora é sua vez, deixei os restantes dos itens da lista de supermercado para que você pratique o que lhe foi ensinado ate agora.

O processo é  sempre o mesmo, portanto basta manter mentalmente a associação de imagens até que não haja itens para memorizar.
5° Etapa Repetição.

Neste ponto, terminou a parte de memorização. Entretanto, se você ainda é novo na
técnica, provavelmente precisará fazer um ensaio, repetindo a jornada pelo menos uma
vez em sua mente.

Se você iniciar a partir do mesmo ponto e seguir o mesmo caminho, os itens
memorizados virão à sua mente imediatamente quando você olhar para os recursos
selecionados da jornada. Vá desde o início até o final de seu percurso, tendo em
atenção a esses recursos e repassando as cenas em sua mente. Quando você chegar ao
final do seu percurso, vire-se e caminhe na direção oposta até chegar ao ponto de
partida.

Outra dica importante e se você quer memorizar assuntos, para que permaneçam por muito tempo em sua memória, (memória longo prazo)  faça revisões, existem vários métodos de revisão, posteriormente  postarei um método de revisão que gosto muito, pois é rápido e  eficaz.  Mas  se que memorizar por um curto prazo, exemplo cartas de  baralho basta  apagar as informações do seu palácio, substituindo por outras.

Nos próximos posts vou ensinar a combinar duas técnicas de memorização: o alfabeto fonético com o palácio das memorias, criando uma poderosa ferramenta de memorização para o seu dia a dia.
  
Qualquer dúvida deixem seus comentário abaixo ou enviem um email para:  clubememoria@gmail.com, teremos o prazer de lhe responder.
Autor: Malvi

31 comentários:

  1. Olá Memoristas, achei esse site pelo video do YouTube e gostei em particular desse post, acabei de ir em uma palestra que teve em minha cidade e comecei a procurar mais sobre a tecnica, fiz o teste e consegue momerizar 10 nomes graças a esse post, mas tenho dificuldade em criar situações bizarras, tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, antes de tudo. Praticar bastante que com o tempo elas ficarão mais fáceis.

      E outra dica legal é inverter coisas habituais - você mexendo no monitor e a tela é o teclado sacou?.. Tipo isso haha

      Qualquer coisa me add e a gente vai conversando

      Excluir
  2. Amigo, que bom que vc gostou deste post, e obrigado por comentar aqui no blog,
    Claro que eu posso te ajudar!
    Porem, você comentou em anônimo, então sugiro que você me mande um email com suas duvidas, que assim que possível te responderei. segue email: clubememoria@gmail.com.

    Será uma prazer te ajudar.
    Grato Malvi

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara que legal, eu tinha visto esta técnica no seriado The Mentalist e fiquei impressionado com a capacidade dele de memoriar quase tudo que se passa a sua volta, então em um episódio ele ensinou a técnica e a descreveu como o Palácio de Memoria e então pesquisei, consegui memoriar tudo exatamente como era.

    ResponderExcluir
  4. Me tire uma duvida. Para ser considerado palácio da memoria a ação precisa estar acontecendo necessariamente em um lugar ou é simplesmente eu imaginar o decorrer de uma ação bizarra para decorar algo? independente da ação estar ou não acontecendo em um lugar.
    e-mail: wdcarvalhojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente!!!
    Eu já tinha visto essa técnica num curso, porém sempre tive uma problema é com a "construção do palácio" e das situações, bem como associar a coisas que preciso memorizar, como leituras de direito que faço. Acho que é a falta de criatividade.
    Vc's tem alguma dica? Algum exercício???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FG,

      Talvez você não esteja utilizando a tecnica da maneira correta, mas para te ajudar, preciso saber mais informações. Por isso, sugiro que me enviei uma email :clubememoria@gmail.com, que logo que possível estarei tirando sua duvida, grato Malvi

      Excluir
    2. Oi FG,
      Tenho um blog modestia a parte bastante completo sobre memorização e a criação de imagens mentais...! Dé uma olhda é esse ai !
      http://memorizandojv.blogspot.com.br/2013/07/a-imagem-mental.html

      Abraço e boa sorte !

      Excluir
  6. fala aí malvi! muito bom o site, já li vários posts e estou aproveitando muito! entretanto, depois de ler essa matéria sobre palácio da memória, na qual vc diz q em outro momento postará uma técnica de revisão para memória de longo prazo, revirei o blog e não encontrei. você pode postar o link para a técnica ou descrevê-la aqui?

    abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,

      Desculpe a demora, mas nunca esqueci de seu pedido, Ta ai o link do primeiro post sobre a metodologia de revisão que eu uso:
      http://clubedamemoria.blogspot.com.br/2014/09/tecnica-de-revisao-i-memorizacao-longo.html

      Semana que vem postarei mais um post sobre o assunto.
      Leia o artigo, qualquer duvida e só responde o email´.

      abraços

      Excluir
  7. Oi Gabriel, obrigado pelo elogio!

    Sobre o método de revisão, estou começando a escreve-lo agora, pois além de você, outros visitantes me cobraram, e assim que estiver pronto eu postarei.

    Eu também tenho uma pagina no facebook, procure no lado direito do blog e curta.

    abraços Malvi

    ResponderExcluir
  8. Estou treinando a técnica a um bom tempo e acho ela excelente e eficaz, porem tenho certa duvida de como excluir imagens do meu palacio, por mais que imagino elas sendo deletadas é só questao de tempo para elas reaparecerem, queria saber se tem um jeito de deleta-las permanentemente.

    Otimo post !! Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Matheus,

      Eu particularmente apago minhas imagens, criando outras por cima! Ou apenas deixo passar um tempo e elas desaparecem. Isso funciona no meu caso.

      Mas se você quer criar novas imagens, logo após apagar as anteriores, vai ter um pouco de dificuldade, pois pode confundir elas, Neste caso sugiro ter vários palacios de memorias para que não precise usar o mesmo varias vezes em um curto período de tempo.

      Espero ter ajudado, qualquer duvida e só deixar aqui seu comentário.

      Abraços
      Malvi


      Excluir
    2. eu posso usar o mesmo local de pois de um tempo, tipo 1 semana, para memorizar outras coisas?

      Excluir
    3. Oi Brasil Brasil,

      Sim você pode usar o mesmo local apos um tempo para memorizar outra coisa, mas o sua outra memorização ira sumir do seu palácio.

      abraços

      Excluir
  9. Muito boa a dica, assim como blog. Você teria algum material especifico de como usar o palácio de memória para memorizar livros? Seria certo combinar com outras técnicas?(Minha ideia é criar salas, para determinado livro, ou uma sala só para livros, não consigo aplicar isso muito bem)

    Desde já, agradecido.

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo, como você esta em anônimo, por favor enviar uma e-mail para clubememoria@gmail.com que responderei sua pergunta.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Certo dia estava conversando com meu primo enquanto eu jogava videogame. Agora, sempre que quero me lembrar da conversa automaticamente associo cada palavra do nosso dialogo com as imagens mostradas no monitor. Isso poderia ser considerado como um tipo de palácio mental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lucas,

      Não necessariamente, é associação mesmo! Temos facilidade em invocar informações quando associamos a alguma outra coisa. Você pode fazer isso quando outras informações, estudo, lugares e etc. É divertido e te ajuda a não esquecer mais aquilo que quer lembrar. abraços

      Excluir
  12. Olá tudo bom? Gostei muito do post e queria tirar uma duvida. Eu tenho o objetivo de memorizar(a principio) cartas de baralho, e achei muitas tecnicas sobre, mas achei meio grandes demais e quero saber se a que eu desenvolvi daria certo. Cada carta do baralho é uma personagem e uma ação, assim eu consigo associar no palacio duas cartas ou até 3 em apenas uma imagem, exemplo: 8 copas=Mario/fumando um cigarro e a Ás de paus=coringa com uma bengala. No final ficaria Mario com uma bengala(em algum comodo ou parte do palácio) 8 de copas+Ás de paus. Eu estou conseguindo progredir com esse metodo mas não sei se daria pra memorizar mais de um baralho assim, e as vezes eu confundo a ação e coloco em outro personagem. Isso pode ser porque estou começando ou porque a tecnica esta errada? E daria pra memorizar "varios" baralhos dessa forma? vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa técnica que você esta utilizando ,se chama (POA) Personagem Objeto e Ação. Eu ainda não falei nela no blog, porem devo escrever ainda sobre esta técnica. O POA é utilizada pelos melhores menatletas do mundo (atletas da memorização ), porem como qualquer outra técnica, requer muito treino para chegar a um bom nível de rapidez e memorização. O Alberto D'issola, recordista sul americano de memorização, utilizou essa técnica para memorizar 5 baralhos e meio em menos de 1 hora. Com isso respondo sua pergunta se da para memorizar vários baralhos. Uma dica, se você esta tendo dificuldade com alguma personagem, ação ou objeto, mude ate encontrar um melhor que facilite a memorização, e de resto pratique, pratique e pratique que chegara a um bom nível. Mas dicas, por favor mande um e-mail, abraços

      Excluir
  13. Oi bom dia ! Qual a melhor técnica para concurso? Essa técnica do palacio é boa para isso ? cleide.sm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog tem varias dicas para concurso, tem verificar qual você se adapta mais. abraços

      Excluir
  14. Oi bom dia ! Qual a melhor técnica para concurso? Essa técnica do palacio é boa para isso ? cleide.sm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi bom dia ! Qual a melhor técnica para concurso? Essa técnica do palacio é boa para isso ? cleide.sm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Kauanhorvath@hotmail.com
    Gostaria de dizer que também sou praticante ativo, e atualmente me desenvolvi bastante nessa e outras técnicas.

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde!!
    Galera, estou com dificuldade em guardar grandes quantidade de informação no meu palácio. Eu já vi uma vez uma pessoa que usava uma biblioteca como palácio mental. Existe alguma técnica diferente para poder guardar as informações uma em cada livro, ou por exemplo, colocá-las em pastas como se fossem arquivos? Meu e-mail é rafael-lp-brasil@hotmail.com e meu telefone e whatsapp é 34-9688-6488, se alguém puder me dar uma luz ficarei muito agradecido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me envie um email: clubememoria@gmail.com com sua duvida. abraços

      Excluir
    2. Existe alguma forma de fazer isso? Guardar as informações em livros?

      Excluir