Vídeos

domingo, 3 de novembro de 2013

Memorização p/ Direito - Macetes Jurídicos.




Olá Turma,

No post de hoje, irei ensinar alguma macetes, que eu uso na hora de estudar para provas e concursos, e a única coisa que vocês irão precisar é raciocínio e criatividade.
Quem que nunca se deparou com palavras muito parecidas que muda só uma letra na escrita, mas o sentido e totalmente diferente, ou ao contrario, palavras com sentidos parecidos e escritas diferentes, pois bem, como eu sempre estou buscando algo que melhore meus estudos, e encontrei uma forma simples de resolver este problema, e diferenciar facilmente estas palavras.

 São macetes que crio na hora de estudar, procurando algo na própria palavra que me ajuda a memoriza-la, ou seja, o nosso "gancho" estará na própria palavra, texto, enfim aquilo que queremos lembrar na hora a prova ou concurso.

Se não estiver entendendo, não se preocupe, que explicarei agora na prática este método.



Quem já teve dificuldade  ou ainda tem dificuldade para diferenciar mandato ou mandado?
Eu mesmo sempre tive esta dificuldade, ate que encontrei a solução para os meu problemas, e não foi nas organizações tabajaras! (piada não entendível aos que não assistiram Casseta e Planeta).

Mandato significa: representação ou seria ordem? Estou em duvida. kkkk
Esta vendo como  as duas palavras nos confunde!

Chega de piadinhas sem graça e vamos ao que interessa.

Mandato significa: No geral, é usado em termos políticos para designar os poderes que são conferidos a um homem que representará os cidadãos durante um período determinado.
Ex: Fernando Collor não cumpriu seu mandato até o final, pois sofreu impeachment.

Mandado significa:  ordem judicial ou administrativa e será, nessas circunstâncias, um substantivo: mandado de busca, mandado de segurança e etc.
Ex: O policial estava com o mandado de prisão e por isso teve legalidade de prender aquele traficante.

Resumindo:

Mandato  = Representação

Mandado = Ordem

Pronto agora é só comparar as duas palavras e achar algo que sirva de gancho, para diferencia-las.

mandaTo e represenTação, tem em comum a letra T,
 já mandaDo e orDem a letra D.

Pronto, quando vocês tiverem de escrever ou ler em algum livro, não terão mais problemas, e só repararem, se for mandato, a letra T te lembrará representação, se for mandado a letra D te lembrará ordem

Viram como uma coisa simples, pode facilitar e muito sua vida de estudante.

Galera, agora e com vocês, toda vez que tiverem com dificuldade de lembrar o significado da palavras ou diferenciar palavras parecidas, utilizem das dicas apresentadas neste post e tente encontrar algo na palavra que sirva de "gancho" para seu significado.

Nos próximos posts estarei postando mais dicas e macetes jurídicos.

Se gostou e quiser ver mais dicas como estas, curta nossa página no Facebook no lado direito da pagina principal.


Para mais dicas:           


Canal do YouTube



6 comentários:

  1. Seria mais facil a logica de que mandaTo é referente a Tempo. Mas o texto é otimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      Sua indagação é valida, mas eu particularmente não consigo associar mandato a tempo, se você consegue fazer esta associação, parabéns, pois na memorização não existe formula pronta, e sim deve ser adaptada da melhor forma que você consiga memoriza o conteúdo, e a forma que eu expliquei, no meu consentimento é como eu melhor memorizo o conteúdo.

      Grato Malvi

      Excluir
  2. como faço para postar um macete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celso, é só enviar o macete neste e-mail: clubememoria@gmail.com, que estarei postando o mesmo, fazendo referencia a sua pessoa. abraços

      Excluir
  3. Respostas
    1. Memorização é pessoal, pode da certo para mim e não para você.

      Excluir