Vídeos

sábado, 5 de outubro de 2013

Memorização p/ Direito ( Expressões latinas )




Ola turma,

Quem estuda direito, sabe o quanto é difícil memorizar brocardos (expressões latinas do direito), e quanto elas são importantes para o enriquecimento do vocabulário de um operador do direito, além que, em vez em quando cai em provas de concursos, exigindo do candidato o conhecimento do seu significado. Pois bem, eu criei uma ferramenta que me ajuda a memoriza-las, usando apenas as técnicas já apresentadas aqui no blog, e para alegria de todos e o futuro da nação, vou ensina-los agora, como memorizar esses benditos brocardos, porque: "dormientibus non sucurrit jus" ( o direito não socorre aos que dormem ).

Então vamos ao que interessa!


Vou apresentar as expressões ou palavras em latim e sua tradução, depois irei  explicar como memorizar a tradução das mesmas, então solte sua imaginação.
 Obs: Essa técnica exige um conhecimento básico das técnicas de links, palácio das memorias e ícones mentais, todas já ensinadas aqui no blog.



Expressões Tradução

"Erga omnes"

Contra Todos


"Jus puniendi" direito de punir.





A primeira expressão que vamos memorizar é "Erga omnes", que significa contra todos, vamos então a historinha que eu criei, para fazer a associação da  expressão e seu significado.

Antes de mais nada, escolha seu palácio da memoria (casa, fazenda, rua e etc), escolheu seu palácio? Agora, dividi ele em locis ( quarto, sala, quarto e etc), Pronto? Então imagine que você esta na garagem da sua casa erguendo um homem, (ícone mental p/ "erga omnes"), ele é pesado esta sendo difícil segura-lo, mas mesmo assim você joga ele contra todos da multidão que estava na rua protestando,  e mata todo mundo, tem sangue espalhado para todo o lado. Com esta historinha idiota eu associo "erga omnes' e seu significado contra todos.




Vamos a segunda expressão jurídica do dia, "jus puniendi" que significa direito de punir.

Novamente vamos escolher um loci para nossa historinha, dessa vez pode ser a sala de sua casa, importante sempre que criar uma historinha, criar também um gancho para ela, pois o gancho serve para facilita na hora de invocar a memoria desejada.

Imagine que na sala de sua casa Jesus puni Andy,(jus puniendi) ele esta dando chicotada no andy, você vai ate ele e o questiona porque esta batendo no Andy, ele te mostra um distintivo e fala que é policial e tem o direito de punir. 
 Com esta nova historinha idiota, eu associo "jus puniendi" ao seu significado direito de punir.





E ai como foi? também conseguiu associar? Turma espero o Feed Back de vocês no comentário abaixo, sobre o que acharam deste post.

Qualquer dúvida deixem seus comentário abaixo ou enviem um email para:  clubememoria@gmail.com, teremos o prazer de lhe responder.


Termino este post, deixando uma frase para que possamos refletir um pouco.

"Aprender sem pensar é tempo perdido". Confúcio.


Para mais dicas:           


Canal do YouTube

4 comentários:

  1. haha esse ta top, será que da pra aprender inglês assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oal Erika, SIm tem como aprender ingles, estou preparando um post sobre memorização de idiomas, onde postarei associações das 300 palavras mais usadas no ingles. grato Alvim

      Excluir