Vídeos

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alfabeto Fonetico III (utilização na prática)




Pense no que você tem feito, até aqui. Progressivamente, foi desenvolvendo cada item, na
memória. Primeiro, o sistema para ajuda-lo a lembrar-se de fonemas ou consoantes. Depois,
essas consoantes serviram para faze-lo lembrar as palavras de fixação, extremamente
importantes. Agora estas palavras vão ajuda-lo a memorizar qualquer coisa que envolva
números.

Lembram-se que as palavras de fixação eram como pregos, agora e hora de colocar os "quadros", ou seja, aquilo que você deseja memorizar, podendo ser uma simples lista de supermercado ou até mesmo uma complexa quantidade de artigos do código penal .

Vamos a um exercício. Usando as palavras de fixação, você vai memorizar 10 palavras e
seus respectivos números, com ou sem sequência.



9 – CARRO            5 – TV
6 – PÃO                 2 – MARTELO
4 – CIGARRO       8 – RELÓGIO
7 – TÊNIS              1 – LÁPIS
3 – CHINELO       10 –CELULAR

Se você tiver acompanhando o blog, lembrará que quando falei sobre links, falei que ele seria útil mais pra frente, então chegou essa hora, se não tiver lido o posts sobre os links, leia agora e depois volte para cá.  Agora preste bastante atenção e siga as instruções.

O primeiro objeto da lista é CARRO, número 9. Vamos estabelecer uma associação ridícula
ou ilógica entre CARRO e a palavra de fixação para o número 9 que é, PEÃO. Em sua tela
mental, faça uma imagem para essa associação. Mentalize um PEÃO gay, em
cima de sua CARRO em um rodeio, tentando ficar 8 segundos em cima do CARRO.  Visualize a cena, na mente, por apenas um segundo, como num flash,
e siga adiante.

4 – CIGARRO. A palavra de fixação para o numero 4 é CÃO. Forme, na mente, a seguinte
imagem: Você está fumando uma enorme CÃO, em lugar do cigarro ou um CÃO fumando um cigarro. Mentalize essa cena.

6- A palavra de fixação para o numero 6 é PÃO. Mentalize comendo um PÃO com uma asa dentro, sinta o sabor, cheiro e outros sentidos. Dê ênfase ao PÃO, exagerando na cor e no tamanho. Mentalize a cena.

7 – TÊNIS. Veja, na mente,uma pessoa feia, utilizando um TÊNIS bonito e caro, todo mundo esta olhando para aquele TÊNIS. Mentalize a cena.

3 – CHINELO. Mentalize que esta na rua  e todo mundo você olha esta usando o CHINELO na MÃO em vez do pé, veja como é engraçado, você esta rindo de tudo. Veja a cena, na sua mente.

Agora é sua vez, deixarei as 5 ultimas palavras para você relacionar com seus receptivos números, vamos lá utilize sua criatividade, é fácil você irá conseguir.

 1 - Lápis
 2 - Martelo
 5 - TV
 8 - Relógio 
10 - Celular

Conseguiu memorizar as 5 palavras? se a resposta é sim parabéns, você esta utilizando a técnica da maneira correta, mas se a resposta é não, desanime não, talvez você não treinou bastante ou não esta utilizando direito as dicas.

Você esta agora em um estagio, que não imaginou antes, conseguindo memorizar palavras ate antes impossíveis para você. No próximo posts sobre Alfabeto Fonético, iremos aumentas o numero de palavras de fixação, aumentando também o seu poder de memorização.

Qualquer dúvida deixem seus comentário abaixo ou enviem um email para:  clubememoria@gmail.com, teremos o prazer de lhe responder.

Autor: Malvi



6 comentários:

  1. Olá estou sendo muito edificado com seu blog, mas estou com duvida em como utilizar a associação entre este"pregos" e meus espaços do meu palácio? eu consigo memorizar varias palavras em ordem e fora de ordem através de meu palácio(que é minha casa) ,mas eu tenho dificuldade para associar cada ambiente e ou objeto de meu palácio com um numero, tipo eu memorizo uma lista de 60 palavras em ordem de acordo com a rota sequencial de minha casa ,mas se alguém me pergunta :" qual é a palavra do numero 35:" ai eu tenho que repassar tudo desde o começo até chegar no objeto ou comodo que represente esse numero,me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  2. Ola Diego,

    Que bom que você esta gostando do blog.
    Sua duvida é fácil de ser resolvido, porem preciso que você enviei um email para: clubememoria@gmail.com.
    que responderei sua duvida assim que possível.

    Grato Malvi

    ResponderExcluir
  3. Olá , eu lhe enviei o e-mail como solicitado já faz uns 2 dias , estou ansioso para ver quais dicas você pode me passar.

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe,é que eu estava esperando em outro e-mail,por isso não vi sua resposta,tenho vários e por isso me confundi.Meu face é diegorimura,espero poder tirar minhas duvidas. Grato ,fique com Deus.

    ResponderExcluir