Vídeos

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Melhore Sua Memória: ASOE

A fim de se lembrar de algo, primeiro você precisa para torná-lo memorável. Você precisa imaginá-lo no olho da sua mente e ele precisa ser tão incomum que é difícil de esquecer.


Para ajudar o seu tornar as coisas mais memoráveis, lembre-se o seguinte sigla: ASOE, que significa Ação, Substituição, fOra de prOpOrçãO, e Exagero.
Vamos fingir que você foi convidado para ir até a loja para alguém e eles queriam que você compra-se um pacote de lápis amarelos. Supondo que você tinha uma memória muito ruim e estava com medo de não conseguia lembrar sequer um item, como você poderia aplicar ASOE para ajudar a lembrar este item?



Ação. Seu objetivo é adicionar um pouco de ação para o item. E o mais selvagem, violento, extremo, e louco a ação, o mais provável será lembrado. Então, ao invés de se lembrar de comprar um pacote de lápis, imagine os lápis afiados voando para fora da embalagem e bater seu globo ocular.
 
Substituição. Substituir os itens para as coisas que podem ser mais memorável para você. Em outras palavras, você vai imaginar um item em vez de outra. Por exemplo, comprar um pacote de dedos sangrentos decepadas ao invés de lápis.
 
FOra de prOpOrçãO. Imagine seus itens fora de proporção da realidade. Em outras palavras, você vai torná-los muito grande ou muito pequeno. Use palavras descritivas como enorme, gigantesca. Ou palavras como pequeno, minúsculo, insignificante, ou mini. Talvez o seu pacote de lápis é tão grande que os lápis individuais são tão grandes como árvores gigantescas que se estendem a partir do chão da loja de todo o caminho através do telhado.
 
Exagero. Exagerar o número de itens. Talvez o seu pacote de lápis contém milhões de lápis agulha, que estão voando para fora e bate no globo ocular. Você notou como eu combinei ação, fora de proporção, e exagero em um quadro dramático?
Quanto mais ASOE você colocar a imagem, a mais memorável, torna-se!

Então, essa dica pode ser usada nos posts anteriores . Use a criatividade, ela é uma grande ferramenta na memorização.

Qualquer dúvida deixem seus comentário abaixo ou enviem um email para:  clubememoria@gmail.com, teremos o prazer de lhe responder.


Autor: Malvi
 

3 comentários:

  1. Muito bacana suas dicas amigo, parabéns! Mas gostaria de sua ajuda vc havia dito que faria um post de como fazer revisões para fixar as coisas na memória de longo prazo.Vi isso num post de palácio da memória.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joelson,

    Desculpe a demora, mas nunca esqueci de seu pedido, Ta ai o link do primeiro post sobre a metodologia de revisão que eu uso:
    http://clubedamemoria.blogspot.com.br/2014/09/tecnica-de-revisao-i-memorizacao-longo.html

    Semana que vem postarei mais um post sobre o assunto.
    Leia o artigo, qualquer duvida e só responde o email´.

    abraços

    ResponderExcluir