Vídeos

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Técnica de Estudo ( Foco e Concentração)

,

Ola Galera,

Espero que vocês estejam gostando da dicas que estou postando aqui no clube da  memória, obrigado pelos elogios que recebo nos comentários e por emails, quem tem blog sabe o tempo que a gente dedica para passar nosso conhecimento adiante. 
As dicas que posto aqui no clube da memoria, funciona mesmo, tudo que eu posto e porque eu já utilizei e esta funcionando para mim.

A dica de hoje, eu utilizo no meu dia a dia de estudo; para quem não sabe eu sou da área do direito, e quem é da área, sabe que a gente estuda muito, e quando a gente imagina que tem que estudar algumas horas por dia, da aquele desânimo; e no começo eu sofri muito com a falta de foco e concentração; por isso pessoal como estou sempre pesquisando algo que melhore meu aprendizado, encontrei uma técnica que facilita bastante o meu estudo, que se chama:

 Pomodoro. 

Se você tem problema com foco? abaixo explico esta técnica simples, que vai ajudar você a aumentar seu foco e consequentemente sua produtividade.

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de 'pomodoros'.
O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal "becoming".
Embora a técnica Pomodoro seja extremamente simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal além do poder que ela tem de focar na tarefa, evitando distrações. Portanto, além de você descobrir ao longo do tempo quais são as atividades em que você seja menos produtivo, você poderá tentar se desenvolver melhor nesses seus pontos mais fracos. 
São somente cinco os passos básicos para implementar essa técnica:

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2.  Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos
  3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um "x"
  4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  5. A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos) 
 Na hora de montar uma cronograma de estudo diário, não coloque com meta por exemplo: 2 (duas) horas, estabeleça no lugar das horas, 4 (quatro) Pomodoros, verá que ficara mais fácil para cumprir seu conograma de estudo.

 Galera, espero que tenham gostado dessa dica de estudo, e não esqueçam de deixar seus comentários e responde a nossa enquete.

 Deixo essa frase abaixo, que tem haver com a técnica explicada.

 "Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado."
 
Provérbio Chinês



Para mais dicas:           


Canal do YouTube


7 comentários:

  1. novidades as suas dicas vou leva-las para meus estudos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que alem de dividir em tarefas menores, você também começa a ter pequenas conquistas que te animam a terminar o trabalho e alcançar uma grande conquista.
    Em duas horas ao invés de uma única conquista você tem 4!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Certeza Charles!

      E como prêmio, você ganha 5 minutos de descanso.

      Abraços

      Excluir
  3. Muito legal essas técnicas , esse blog me vicia cada vez +
    Roger

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia o Pomodoro, mais nem lembrava mais, gostei muito desse artigo, parabens.

    ResponderExcluir
  5. Suas dicas são rápidas, to gostando.

    ResponderExcluir